quarta-feira, 16 de junho de 2010

Joga Feio

Foi o André Rizek que comentou ontem que a seleção brasileira do Dunga nunca levantou a bandeira do futebol bonito.

E há um tempo atrás acho que foi o Tostão que fez a seguinte comparação: ao passo que o Brasil se especializa na defesa e no contra-ataque, a Suíça, que vai jogar daqui a pouco, tem buscado melhorar seu toque de bola na frente (...).

Como eu já disse antes, pode até ser que o Brasil jogue bem, faça jogadas bonitas como o passe do Robinho de ontem (que, aliás, é, há muito tempo, o melhor jogador da seleção no ataque, dada a fragilidade do resto). Mas essa não é a proposta. A proposta do Dunga é jogar forte na defesa e ter um ataque no máximo eficiente. Porque a filosofia dele é que é a estabilidade do time na defesa que ganha a copa.

Eu acho ridícula a proposta de ganhar por ganhar. A apresentação da seleção brasileira na copa é a vitrine do nosso futebol, e que fica pra história. Mais que ganhar, eu quero que a seleção jogue bem, que mostre tudo o que eu vejo que o nosso futebol tem de melhor! É obrigação da seleção brasileira a preocupação com o futebol bonito, e obviamente, de fazer não só futebol bonito mas também competitivo. Mas não dá pra simplesmente abrir mão de uma das duas coisas. Mais que pela obrigação do futebol bonito, mas também por apostar naquilo que nos dá mais vantagem. Jogando a partir da filosofia do Dunga, abrimos mão do que temos de melhor, e nos nivelamos por baixo. E jogamos pra ganhar suado. Por um gol de diferença.

Por mais fraca que seja qualquer geração nossa, nós sempre teremos jogadores pra fazer o mundo babar na frente da televisão. E deliberadamente abrimos mão disso.

No mapa de hoje, a Argentina, a Espanha, a Holanda e, pasmem, a Alemanha (!!!!) são os embaixadores do futebol bonito no mundo.

A Alemanha.

Inacreditável. Foi a seleção que mostrou o futebol mais criativo até agora. Não o mais habilidoso. Mas o mais rápido, mais criativo, mais eficiente. O cruel dessa história, e que me faz quase trincar um dente de raiva, é que esse time da Alemanha mostrou um futebol que me lembrou, de longe, o Santos. Digo de longe por que a organização da Alemanha pode ser até melhor, mas em termos de qualidade individual dos jogadores eu realmente truco a Alemanha na comparação com o Santos, em várias posições.

O Santos. Um time.

É óbvio que a Alemanha tem jogadores com experiência internacional, e até de copa, e tal. Mas abstraindo um pouco isso, o Öziel, que é um baita jogador e foi o astro da Alemanha no último jogo, é melhor que o Ganso? Quem rivaliza com o Robinho no ataque da Alemanha? E tem alguém muito melhor que Neymar?

No mais, concordo dessa vez em número e grau com a Análise do professor Éurico. Por mais que o time esteja jogando mal, vai chegar até as quartas, depois de provavelmente ter passado pelo Chile, e aí provavelmente o desafio vai ser a Holanda.

E eu vou seguir sempre torcendo para, apesar da mediocridade da nossa escalação, e apesar da mediocridade da proposta do nosso guia, que a criatividade dos nossos jogadores que vão estar em campo supere isso quando precisarmos, e que consigamos repetir mais belas jogadas como a do Robinho no nosso segundo gol.

E vamo ganhar porra!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário